Presidente do SECFB fica entre as 10 finalistas do I Concurso Literário de Poesia da Contracs

Em comemoração aos 25 de história e lutas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou o I Concurso Literário de Poesia voltado especificamente aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo do comércio e serviços de nossas entidades filiadas.

Com o objetivo de conhecer os trabalhadores/as poetas, pedimos que nossas entidades filiadas divulguassem o concurso junto à sua base para escrever sobre nossas lutas e bandeiras históricas, escrevam em versos como é trabalhar em nosso ramo.

Conforme regulamento, a Contracs divulga por ordem alfabética os 10 finalistas do concurso. Os três primeiros colocados serão conhecidos durante a comemoração dos 25 anos da entidade em 15 de julho, em São Paulo.

 

Confira a lista dos 10 finalistas:

Ademir José de Souza com a poesia “Avante Contracs”

Ione Santana de Oliveira com a poesia “Contradição”

Janete Peccini com a poesia “Na varanda”

João Batista dos Santos Soares com a poesia “Quantas lutas nesta história há”

Juceli Pacífico com a poesia “Ser persistente”

Luiz Carlos Segala com a poesia “Das coisas que eu sei”

Maurício Pereira Santos com a poesia “A arte de servir sorrindo”

Paulo Roberto Pereira Rocha com a poesia “Minha vida sindical”

Raquel Aparecida Lelis com a poesia “Uma história de trabalhadores e lutas no comércio e serviços”

Sérgio Alves de Brito com a poesia “Um entre vários cenários, sou mais um da classe dos comerciários”.

 

O poema escrito pela presidente do SECFB classificado foi:

 

Ser persistente

 

Acordar, caminhar, chegar até onde os passos nos levam, assim começa o dia, fazer valer o que determina a vontade e a persistência de ter que buscar algo na vida que admire e goste, de poder estar horas por dia cumprindo sua responsabilidade no local de seu trabalho com ou sem colegas, mas com ousadia e coragem de cada momento estar bem ou não para cumprir seu dever com consciência de que aquilo tudo é o que traz no final a satisfação de poder ter a recompensa valorizada. Triunfar com alegria as vitórias sendo difíceis, mas possíveis.

E ai segue para a vida a fora, com alegria e satisfação das conquistas realizadas, sendo real, fazendo o que gosta. A felicidade compartilhada com os demais deixa- o certo de suas ações corretas na profissão que  escolheu para desenvolver, ser comerciário ,trabalhar com tantas travessuras ,decepções, incoerências ,mas sempre com perspectiva de que podemos melhorar através de nossas  atitudes ,ser o que  somos mas não esquecendo de onde viemos , buscar a virtude de cada um conhecendo a si mesmo .

Seguir com criatividade e sabedoria para implantar novos hábitos, ter disciplina, projetar-se para a vida, conhecer-se e acreditar, buscando sempre a capacidade e a habilidade de compreender e entender nossos desafios, que a profissão nos traga a coerência de valorizar os esforços físicos e psíquicos ,ser compreensíveis para entender todos os momentos de uma jornada de trabalho voltada para a vida dos trabalhadores no comércio, não se  importando de encontrar obstáculos, mas seguindo com olhar seguro e passos firmes contemplando as maravilhas que está dentro da cada um.

 

Fonte: Contracs.org.br e Assessoria